domingo, 31 de dezembro de 2006

Feliz Ano Novo



Desejo a todos um Feliz Ano de 2007, cheio de saúde, paz, e também, se for o caso, repleto de bons negócios!

Até 'para o ano'.

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Assembleia Municipal - Record (2)

A última Assembleia Municipal (dia 23/12) terminou às 22h30. Até aqui nada de especial se o seu inicio não fosse às 10h da matina!! Isto dá, 11 horas de reunião (descontando 1h30 para almoço). Deve ter sido mais um record neste Natal!

Mais de 246 milhões de SMS... mais esta! - Record (1)

O envio de mensagens escritas bateram recorde neste Natal. Só entre os dias 22 e 25 foram trocadas mais de 246 milhões de mensagens escritas (sms)... é obra!
E eu contribui para este record uma vez que enviei um montão delas e recebi dezenas e dezenas, sem exagero.
Uma delas não resisto em publicar aqui. Cá vai:
"Todos os anos é costume fazerem um presépio no estádio do Dragão. Infelizmente este ano a tradição não será cumprida, porque a 'vaca' fugiu! Feliz Natal ..."

Cada um interpreta à sua maneira!

sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Nisto nós somos mesmo Bons!!

Segundo o semanáio SOL, uma mulher portuguesa inventou e comercializa a bebida mais popular de São Tomé. É uma mistura de brandy e cascas de árvores a que chamou Pilolo Atómico, algo em criolo que em português poderia ser traduzido por... Pénis Atómico.
O nome diz tudo. A bebida, de sabor pouco agradável, é um sucesso de vendas por causa das suas propriedades supostamente afrodisíacas.
A 'nossa portuguesa' é proprietária da empresa Café e Companhia, engarrafou a «poção» que permitia aos locais curar dores de barriga e caminhar horas e horas sem comer nem beber.

Já o nome, Pilolo, foi sugerido por um amigo. Mas, como conta à BBC, foi só quando tentou registá-lo que Maria João (a nossa portuguesa) descobriu o que significava. Era calão para pénis. Mesmo com a recusa do registo, a marca pegou, e a bebida é um sucesso.

Segundo a BBC, homens e mulheres de São Tomé atestam as propriedades do Pilolo Atómico. «Bebo só um copo de pilolo e fico «forte» durante 12 horas. Funciona mesmo!», diz Miguel. Já Alexia confirma a popularidade do produto junto do público feminino. «É fantástico, muito melhor que o comprimido azul!».
Nisto nós somos mesmo bons!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Duas boas noticias...

Segundo o ministro das Finanças, Portugal poderá vir a ter condições para baixar os impostos, se as previsões económicas mais recentes para o País e para as contas públicas se concretizarem
e
Tabaco aumenta 9% a partir de Janeiro, ou seja, cada maço de cigarros vai custar mais 25 cêntimos, que fica a dever-se ao agravamento do imposto específico que recai sobre o tabaco.
(que me desculpem os meus amigos que gostam de encher os pulmões dos outros com fumo, mas penso que até para eles é uma boa noticia!)

sábado, 16 de dezembro de 2006

Pai Natal já recebe e-mails

Este Pai Natal é um exemplo e não para de me surpreender. Um velhinho, de barbas brancas aprende a trabalhar com as novas tecnologias. É a prova de que nunca é tarde para aprender!

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Dormir pouco faz mal à saúde, cedo erguer não faz melhor!

Agora já sei por é que alguns colegas meus, teimam em chegar tarde ao trabalho! É que segundo um estudo realizado pela Teresa Paiva, especialista em medicina do sono, «As pessoas que acordam muito cedo têm problemas ou vão ter problemas» e ainda, «dormir menos não significa aproveitar mais e melhor os dias, mas sim ter um raciocínio mais lento e correr risco de obesidade, hipertensão, diabetes e depressão».

Ora, cá esta a explicação que faltava.
Agora falta saber se ‘os meus colegas’ sabiam disto, ou é simplesmente… um hábito!

sábado, 9 de dezembro de 2006

2007 está quase aí, e preços novos... também!

A partir de 1 de Janeiro de 2007, os preços vão mudar.
A três semanas do fim do ano, é altura para prepararmos os nossos orçamentos familiares (a maioria ... já esticados ao máximo!), uma vez que já se sabe quais os bens e serviços que vão sofrer aumentos, tendo ainda em conta o aumento das taxas de juro decidida esta semana pelo BCE para os 3,5% e está previsto novo aumento para o 1º trimestre de 2007.

Assim, as despesas fixas das famílias vão agravar-se em 2007. As facturas da água, luz e gás vão sofrer aumentos nos preços. O pão também fica 20% mais caro!

Mas nem tudo vai ter a mesma tendência: as telecomunicações vão ser mais baratas: telefonar ou ‘navegar’ na net vai ser mais barato.
Ir ao cinema vai custar o mesmo.
Em média, os salários do sector privado deverão aumentar mais que a inflação.

O semanário O SOL lança a seguinte pergunta: Será que os salários do próximo ano vão chegar para suportar os aumentos dos preços?

Desenvolverei este tema mais para a frente, bem como algumas Dicas que poderão ser úteis para o orçamento familiar.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

O tempo no Marco de Canaveses_um novo espaço de informação

Agora, antes de planear qualquer acontecimento ao ar-livre, seja um passeio, uma festa, fazer algumas compras nas lojas da nossa cidade (aproveitando esta época Natalícia!), ver a iluminação de Natal (porque não?) ... , ou até mesmo que tipo de roupa vestir em função do estado do tempo, levo ou não levo guarda-chuva, gabardine, sair com o carro descapotável (!) pode ver 'O tempo no Marco de Canaveses' no site da AEMarco (www.centromarco.com).

Este é mais uma acção englobada no projecto 'centro cidade' ou 'centro comercial a céu aberto (CCA)'.

Gases de passageira provocam aterragem de emergência

Um avião da American Airlines aterrou de emergência em Nashville devido às queixas dos passageiros, que detectaram um odor suspeito a bordo.

Os pilotos não hesitaram em avisar o aeroporto de Nashville, no Tennesse, da iminência de uma aterragem de emergência, por motivos de segurança. Os passageiros haviam alertado para o cheiro a sulfúrio, possivelmente originado pelo uso de fósforos.

Com o avião já em terra, a suspeita confirmou-se. Uma passageira tinha acendido vários fósforos, mas não para desencadear qualquer tipo de acção terrorista. A mulher, não identificada por razões que a seguir se tornam óbvias, tentava disfarçar o cheiro da sua flatulência (vulgo traques), queimando os gases.

As autoridades concluiram que a senhora tinha um problema de saúde, e que «não houve má intenção» nas suas acções, apesar de ser proíbido acender um fósforo a bordo de um avião.
A passageira não foi acusada de qualquer infracção e foi-lhe permitido seguir viagem. Noutro avião.

Se alguém se lembra utilizar este 'método' para acabar mais cedo com certas reuniões... isto pode tornar-se repetitivo e um caso sério!

domingo, 3 de dezembro de 2006

Alterações ao Trânsito_Informação


No próximo Sábado, dia 9 de Dezembro, haverá novamente alterações no trânsito na nossa cidade.

Assim: sentido único, com uma única faixa de rodagem desde o Mercado Municipal, na Rua Manuel Pereira Soares, até ao Largo dos antigos Correios -sentido ascendente, e desde o Largo dos antigos Correios até à praça dos Movimentos das Forças Armadas (conhecido pelo Largo D. Carlos) -no sentido inverso.
A Rua Gago Coutinho mantém, nesta 1ª fase, os dois sentidos.

Deste modo, umas das alterações visiveis, é por ex.: o trânsito poder circular em sentido 'giratório' ao Jardim Municipal, acabar com a percepção de que o trânsito se 'canaliza num único sentido até à ponte de Canaveses', permite mais opções e consequentemente, menos estrangulamentos.

Esta é uma proposta que eu defendo, no entanto, até ao final deste mês, é uma fase experimental, logo só nessa altura é que melhor se poderá fazer a avaliação dos resultados observados.

sábado, 2 de dezembro de 2006

Iluminação de Natal


Foi ontem inaugurada a iluminação de Natal 2006.
A minha opinião é que está mais bonita do que o ano passado. A ideia é melhorar, sempre que possivel, de ano para ano. E quantas mais ruas iluminadas, mais 'natalícia' fica a cidade. Este ano até som de Natal tem. O número de comerciantes a participar neste investimento, é que é cada vez menor. E porquê será que isto acontece?
São os comerciantes que têm a mais-valia... ou será que não?!

Interessante


Este Benfica, de vez em quando, lá vai dando algumas alegrias aos tais 6 milhões de portugueses... aliás, ontem, deveriam ser mais alguns, tal o número de portistas que torciam pelo Benfica! Interessante, não é?

Conferências - Parte II

O tema “As novas tecnologias ao serviço do comércio – o presente e o futuro?” deixou bem evidente a necessidade de uma reflexão do nosso comércio local.
Nenhum empresário pode pensar em ‘novas tecnologias’ se a base, a estrutura não está organizada e pensada para ter sucesso. Não se pode aplicar as novas tecnologias na gestão do seu negócio, se não houver uma formação adequada, se não houver uma mudança de mentalidade, se não entender que o comércio de hoje não é o mesmo de há 10 ou 20 anos, se não conhecer o tipo de cliente actual: um cliente mais exigente, conhecedor, plural (na medida em que hoje o comercio não se faz só dentro da loja: há o tipo de cliente que gosta de comprar comodamente em sua casa!). Tem que perceber todos estes novos factores, senão arrisca-se a ser ultrapassado e/ou com difícil sobrevivência.

Conferências - Parte I

Foram apresentadas as Acções de Revitalização para o comércio de Marco de Canaveses, no dia 17 do mês passado, numa maratona que durou quase até às 3h da manha (!!) perante um numero reduzido de pessoas presentes no Auditório Municipal… 40, 50?
Sinceramente, pensei que o auditório estaria cheio, mas não estava.
De uma coisa tenho a certeza: cada um com a sua opinião, mas sobre o tema ninguém tem dúvidas da sua importância, até porque todos sabemos que é preciso fazer algo, para inverter esta tendência descendente que de um modo geral atinge o nosso comércio, em especial nas principais artérias da cidade. Todos falamos que é preciso reflectir nos horários, no sentido do transito, nos estacionamentos, que é preciso atrair novamente pessoas ao centro, turistas, novas lojas, … .

De tudo o que se falou, ficou bem patente o descontentamento dos empresários presentes sobre a autorização da instalação de mais duas médias superfícies.
Aliás, para ser correcto, quase só se falou deste assunto e por vezes o clima ficou ‘bem quentinho’.
Só que assim, o Arq. Francisco Alves, o orador convidado, especialista em matéria de Urbanismo comercial, que a ultima da hora veio substituir o Dr. Carlos Ribeiro, devido a motivos pessoais, pouco participou. E foi pena.