quarta-feira, 13 de junho de 2007

Sr. Empresário, sabe qual é a matéria-prima com que constrói o seu negócio?

De todo o saber que acumulei, o mais importante que aprendi é que o tempo e a saúde são os dois ACTIVOS mais preciosos que temos. O tempo e a sua saúde são a matéria-prima da vida e, por conseguinte, são a matéria-prima com que VOCÊ constrói o seu negócio. Poderá utilizá-la sabiamente ou desperdiçá-la.

Como empresário, de certeza que precisaria de uma centena de vidas para alcançar tudo aquilo de que se sente capaz.
Mas, porque não tem uma vida eterna, é por isso mesmo que é tão importante para si que defina objectivos, trace planos e estabeleça prioridades.
Qualquer ser humano do planeta Terra tem exactamente 168 horas por semana. Os cientistas não conseguem inventar mais minutos e nem os superricos podem comprar mais horas.
Na sua empresa toma dezenas de decisões por dia. Cada decisão que toma tem um «custo de oportunidade». Todas as decisões fortalecem determinadas acções e oportunidades em detrimento de outras. Nesse processo, muitas das vezes, é confrontado com:
«O urgente vs O importante».
O problema está quando despende a maioria do seu tempo com «o urgente» e muito pouco do seu tempo com «o importante». Se é este o seu caso, aconselho-o a reflectir... Na realidade, nesta situação, não é você que dirige o seu negócio, embora você seja o «dono». É o seu negócio que o dirige a si.

Porventura, passa o tempo a trabalhar NO seu negócio e não PARA o seu negócio. Sei que não o faz de propósito e que trabalha imenso. Mas acrescento-lhe que, enquanto trabalhar NO seu negócio em vez de trabalhar PARA o seu negócio, NÃO está a aproveitar o potencial MÁXIMO que o seu negócio lhe poderia proporcionar.

Ao invés, trabalhe PARA o seu negócio, desenvolvendo os SISTEMAS para que este possa ser gerido sem a sua presença obrigatória.
A sua ambição, enquanto empresário, deveria ser a de vender o seu negócio ao preço mais elevado possível.
No entanto, queira ou não vender realmente o seu negócio, nesta altura é irrelevante, num determinado horizonte, Você (assim como todos nós) irá largar o seu negócio.
Tendo esta perspectiva, a sua forma de pensar altera-se... Conscientemente, você constrói um negócio, em vez de apenas um trabalho.

Ter «consciência da estratégia de saída» compele-o a criar Políticas, Planos e Procedimentos.

Assim que as suas capacidades, o seu planeamento e os seus sistemas e métodos melhorem, o seu trabalho diminuiu e os seus resultados aumentam. Isto faz com que o seu negócio opere eficientemente, eficazmente e lucrativamente, sem que você tenha que lá estar para o gerir.
Mais, nessa altura, o negócio funciona em «piloto automático» e torna-se «pronto para o investidor».

Desfrute do tempo, estilo de vida e rendimento que o seu negócio, potencialmente, lhe pode proporcionar.

Comece já e transforme a sua empresa no LÍDER de mercado que almeja!
(in vida economica)

Sem comentários: