terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Dia da Tomada de Posse na AHBVMC

No passado Sábado, dia 26 de Janeiro, foi a cerimónia de Tomada de Posse dos novos Órgãos Sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses. Foi uma cerimónia simples, vivida num ambiente de alegria e entusiasmo.

Seguiu-se um jantar … de trabalho!
Sim, logo neste dia, foram analisados todos os pontos de um projecto que nomeei Plano de Acção, num exemplo claro da muita vontade por parte de toda a equipa, em começar a trabalhar e ajudar esta Instituição.

Foram comunicadas também as regras de funcionamento das reuniões de Direcção, com o objectivo de as tornar eficientes e objectivas, com recurso às novas tecnologias.

Algumas fotos deste dia:
Presidente da Assembleia-Geral

Chedou a minha vez...

Presidente do Conselho Fiscal

Um dos momentos do jantar...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Venda em unidose pode pôr em perigo a saúde pública...

A indústria farmacêutica considera que a venda de medicamentos em unidose, ..., «poderia acarretar um perigo para a saúde pública», classificando a proposta de «irreflectida» e «demagógica».
Noticia Sol

O que eu achei interessante foi este comentário:
..."por não estarem acauteladas as condições exigíveis de qualidade e segurança»"
...mas quais condições, ó Apifarma?!
O que tu queres sei eu...

Está tudo dito!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Feira Nova já não vem para o Marco.

Afinal, o Feira Nova já não vem para o Marco de Canaveses.

Fui informado, ontem na reunião da comissão municipal, pelo Ministério da Economia que o "Director de Expansão do grupo Jerónimo Martins, mudou a sua estratégia".
Assim as duas 'lojas secundárias' que estavam previstas -o NEW CODE (comércio a retalho de vestuário) e o ELECTRIC CO (comércio a retalho de electrodomésticos, vídeo, música e novas tecnologias) -, foram chumbadas, desta vez por unanimidade.

É uma boa noticia para os comerciantes locais. Sempre defendi que esta unidade comercial não trazia mais valias para o concelho, concretamente para o comércio instalado local.
Entretanto, sei que o referido grupo esta a finanlizar a compra da cadeia de supermercados 'Plus', já existente junto ao posto da GNR. Daí, julgo eu, esta mudança de estratégia.

Pode ler mais em http://www.aemarco.pt/.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Mais duas novas unidades comerciais?! Não obrigado!

A propósito das duas novas unidades comerciais, o NEW CODE (comércio a retalho de vestuário) e ELECTRIC CO (comércio a retalho de electrodomésticos, vídeo, musica e novas tecnologias), que se pretendem instalar no espaço onde será o FEIRA NOVA, na freguesia de Tuías, recuperei um 'post' de Outubro de 2006, que entendo ser ainda actual.

Cá vai:
As Associações Comerciais, Industriais e Empresariais foram criadas com um dos principais objectivos, de proteger, promover e apoiar o denominado comércio tradicional ou comércio de proximidade ou ainda, o comércio local. O universo do comércio tradicional é constituído, fundamentalmente por empresas de reduzida dimensão, normalmente de cariz familiar e que se caracterizam pela relação muito próxima e intima com os seus clientes, normalmente habitantes da mesma rua, da freguesia ou em alguns casos, do mesmo quarteirão.

Muitas expectativas foram e são criadas aquando do lançamento de iniciativas e programas patrocinados pelo governo central (o último mais sonante foi o MODCOM) ou pelas autarquias locais, que visam dotar estas estruturas comerciais de meios e ferramentas para melhor resistirem à proliferação dos grandes centros comerciais e das médias e grandes superfícies, as designadas “UCDR´S (Unidades Comerciais de Dimensão Relevante)".

Parece notório que por muito que se esforcem, exceptuando alguns casos de sucesso, na modernização dos seus espaços comerciais e dotando a gestão com as ferramentas mais adequadas, o fim parece ser sempre o mesmo, ou seja, o fecho das portas, o que começa a ser visível em muitas vilas e cidades deste país (o ultimo exemplo que dei foi o caso de Braga). E, quase todos os dias, lemos e/ou ouvimos do interesse manifestado pelos grandes grupos económicos no lançamento de mais projectos.

Este é a contradição: gastou-se e gasta-se muito dinheiro em campanhas de sensibilização apelando aos consumidores que comprem no comércio tradicional; muitas autarquias gastaram e gastam dinheiro no encerramento de ruas transformando-as em zonas pedonais e, hoje, as lojas não têm gente; alguns comerciantes fizeram investimentos e esperam desesperadamente pelo retorno; e, no entanto, permitem a fixação no seu espaço territorial de grandes espaços comerciais sem reflectirem nas consequências futuras de tal tomada de posição.

Os políticos são eleitos para defenderem com sapiência, bom-senso, seriedade e inteligência os interesses das populações. Devem lealdade, e o cumprimento escrupuloso das promessas redigidas em programas eleitorais. Por isso são os escolhidos para trabalharem. Se assim o não é…

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Direito de Resposta

Sobre a notícia que saiu ontem, no JN e no Marão Online, exerci o direito de resposta, no qual transcrevo:

Assunto: Exercício do Direito de Resposta e Rectificação.
V/Refª.: Artigo publicado in pag. 17, do diário Jornal de Noticias, nº 220, ano 120, segunda-feira, 07 de Janeiro de 2008, sob o título “PP vence PS nas eleições dos Bombeiros”.

Exmo. Senhor Director do Diário Jornal de Noticias (e tb para o responsável do Marão Online):

Cláudio Soares Ferreira, com o B.I. nº 0000, residente ------, vem nos termos e para os efeitos previstos no art. 24º e 25º da Lei da Imprensa (Lei nº 2/99 de 13 de Janeiro com as alterações introduzidas pela Lei nº 9/99 de 4 de Março) exercer o direito de resposta e rectificação à notícia supra identificada.

Quero começar por lamentar profundamente que o JN (e o Marão Online) tenha colocado como titulo “PP venceu PS”, numa eleição para os Órgãos Sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, atribuindo-lhe um cariz puramente político.
Quero dizer-vos em nome pessoal, como em nome das pessoas que estão comigo que não nos revemos neste título.

Mais: não estou filiado em nenhum partido político. Foi na condição de cidadão que acredita na causa humanitária desenvolvida por esta Instituição e por considerar que com o meu trabalho e empenho posso contribuir para o melhoramento da mesma, que concorri às eleições para a presidência dos Bombeiros Voluntários. Mas mesmo que me quisessem ‘colar’ a um partido, neste caso ao CDS-PP, uma vez que no passado fui nas listas do referido partido às ultimas eleições autárquicas, e contrariamente ao que foi dito, fui em 4º lugar e não em 2º, quero aproveitar a oportunidade para dizer que desde Janeiro de 2006, desvinculei-me e estou na qualidade de Deputado Independente na Assembleia Municipal.

Falam ainda em foguetes. Que culpa tenho eu se alguém os lançou?! O que garanto é que não pedi a ninguém, nem as pessoas que me estão próximas para o fazer. E ainda hoje, desconheço quem os lançou.

Sobre a parte da noticia que diz que os “dirigentes dos bombeiros em exercício” durante o período eleitoral terem negado o acesso aos cadernos eleitorais, é puramente mentira, uma vez que disse pessoalmente ao Dr. Artur Melo, e enviei carta resposta ao Sr. António Mota, que os cadernos estavam disponíveis na secretaria-geral dos Bombeiros.

Relativamente à minha entrevista à Rádio Marcoense, ela foi solicitada por mim, via fax, no dia 20 de Dezembro, ainda nem sequer sabia se haveria ou não outra lista concorrente. Dou nota que a lista do Dr. Artur Melo só a apresentou no dia 28 de Dezembro. Tudo o resto não cabe a mim comentar, uma vez que não sou responsável pela programação da referida rádio.

Por ultimo, lamento ainda, não ter sido ouvido antes da publicação da citada noticia e consequentemente ter que fazer uso dos direitos que me assistem à rectificação e resposta à notícia para garantia da liberdade de imprensa e dos direitos dos cidadãos de serem informados.

A bem da verdade,
Cláudio Ferreira

domingo, 6 de janeiro de 2008

Uma palavra de agradecimento...

Quero começar por louvar a atitude de todos os Associados, mesmo daqueles que não puderam comparecer a este acto eleitoral, por variadíssimas razões. Sabemos que era noite de Reis, jantar com a família, noite de frio e de chuva, mas penso sinceramente que a nossa Associação merece este sacrifício. Foi uma participação muito positiva –dizem os mais antigos que nunca houve uma participação tão expressiva – que demonstraram uma vontade grande de dar vida e uma nova alma a esta Instituição.

Após ter conhecimento do resultado, tive o cuidado de cumprimentar o candidato da outra lista, desejando-lhe naturalmente saúde e felicidades, e ainda, que ninguém podia dizer que saiu vencedor ou vencido. Quem ganhou foi a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.

Como sempre referi os Bombeiros Voluntários precisam de tranquilidade, união, e principalmente, apoio de todos para elevar mais alto o nome da nossa Instituição.

Virada a pagina… vamos por mão-a-obra!

Um abraço amigo,
Cláudio Ferreira

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

É ja amanhã...

É já amanhã o dia das eleições na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, que decorrerão no salão dos Bombeiros, entre as 19h e as 22h.

Apresentado o projecto e a equipa que comigo quer continuar a ajudar esta Associação, cabe agora ao Associado decidir.

Apresentei ideias e projectos para os Bombeiros Voluntários como está descrito neste blog, dentro de um espírito renovador, moderno e leal, tentando elevar mais alto o nome desta Instituição.

Lamento que este espírito não tenha ‘contagiado’ certos opositores à minha lista, refugiando-se em questões falsas, justificando o seu vazio de ideias.
Por esta e por outras razões, acredito que esta Instituição saíra reforçada por mais três anos.

Dos projectos apresentados, não destaco nenhum em particular, pois entendo que são todos indispensáveis à revitalidade que eu e a minha equipa pretendemos dar aos Bombeiros Voluntários.
Estou naturalmente consciente das dificuldades, mas para mim em particular, funciona como estímulo, como motivação para dar mais de mim, pois sou um homem de projectos arrojados, que aceita desafios.

Faço um apelo para que votem em consciência na lista que melhor poderá servir esta nobre Instituição, porque estou certo se isso acontecer, o voto dos Associados cairá maioritariamente na LISTA B, votarão na lista que pensa ‘UNICAMENTE NOS BOMBEIROS VOLUNTARIOS’, desligada de qualquer associação a projectos políticos ou partidários, sendo apenas composta por pessoas que já deram muito aos Bombeiros Voluntários e que se mantêm disponíveis para continuar a dar muito mais da sua vida a esta Instituição.

Os Bombeiros precisam de si, por isso espero vê-lo amanhã votando na LISTA B.
‘B’ de Bombeiros!!

Um abraço amigo,
Cláudio Ferreira

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Lista B... 'B' de Bombeiros!!

Ontem enunciei alguns dos pontos-chave da minha candidatura à Direcção dos Bombeiros Voluntários.

Hoje, apresento o Flyer de promoção, onde consta a minha equipa.

(Clique na imagem para melhor visualização)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Pontos-Chave da minha candidatura à Direcção dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses

Alguns pontos-chave dos meus compromissos caso seja eleito nas eleições de 05 de Janeiro de 2008

Como se devem recordar quando assumi a função de Presidente da Direcção, em exercício, anunciei vários projectos e medidas.
Alguns desses projectos e medidas já implementados, trouxeram de imediato mais valias para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses e consequentemente, para as pessoas que diariamente precisam dos Bombeiros.

Decorridos cerca de três meses, passo a fazer um ponto da situação desses mesmos projectos e em simultâneo perspectivar, caso seja eleito, alguns para o próximo mandato.

Certificação de Qualidade – Somos a primeira corporação do país a iniciar tal processo. Quando for concluído, trará muitas vantagens e melhorias para a nossa Instituição, quer a nível de organização interna, quer principalmente, dos serviços prestados a toda população do concelho. Até este momento foram feitos acertos na área administrativa e logística, sendo o passo seguinte a operacionalidade das secções. Prevê-se a finalização deste processo (no que diz respeito à nossa responsabilidade) durante o 1º trimestre de 2008, passando nessa altura o processo para entidades competentes, para a sua conclusão.

Cybercafé – é um espaço de Internet para ser usado pelos Associados.
Já existe para o efeito um espaço destinado para este fim. Já contactei alguns potenciais patrocinadores no sentido de conseguir um apoio para a oferta dos respectivos computadores.
Com a conclusão deste espaço todos os nossos Associados terão igualdade de oportunidades para usufruírem dessas novas tecnologias.

Campanha de angariação de novos associados, sob o tema “Fortalecer os Bombeiros”. Foram enviadas cartas a todos os marcoenses sensibilizando-os para se tornarem associados. Resultado desta acção foi que, até ao momento, tornaram-se novos associados cerca de 300 pessoas. Simultaneamente, graças ao protocolo realizado com a AEMarco – Associação Empresarial do Marco de Canaveses, a possibilidade de adesão de novos associados empresas, até ao momento, cerca de 30 novas empresas aderiram a este projecto.

Secções de Várzea do Douro e de Penha Longa, continuação da organização dos processos para a construção das respectivas secções, com o objectivo de avançar decididamente para a conclusão das mesmas.

Jornal – no sentido de aproximar cada vez mais esta Associação com os seus associados, iremos criar um jornal substituindo a revista “Em Foco”. Com esta medida pretende-se reduzir custos e aumentar a quantidade de informação com novos conteúdos, de qualidade, acessível, próximo da população.

Informatização Administrativa dos Serviços, aproximando a nossa Instituição às novas tecnologias e às novas ferramentas de gestão, com o objectivo principal de criar melhores condições, quer para os nossos colaboradores, quer para quem todos os dias necessitam dos Bombeiros.

Gestão de rigor e transparente.
A exemplo disso, o protocolo comercial com a TMN em que permitiu reduzir em cerca de 70% o custo da comunicação mensal, ao mesmo tempo, que se procedeu à entrega de equipamentos para os profissionais, colmatando assim, uma lacuna existente.

Recursos Humanos – Foram feitas várias reuniões com os diversos sectores dos Bombeiros com objectivo de se encontrar as melhores soluções, para alguns problemas, sempre em diálogo franco, aberto, e dentro de um espírito de equipa, e de união.
Graças a essas reuniões já foram corrigidas algumas situações, estando outras em vias de resolução.
Nesta área irei elaborar planos de formação em todos os sectores que se considerar oportuno e desejável, sempre com o objectivo de melhoria contínua e permanente dignificação do nosso “Bombeiro”.

Cultura, Desporto e Lazer – Organizou-se um baile das Vindimas com o grupo musical Diapasão, um espectáculo com o Padre Borga, a Festa de Natal com animação musical e a Passagem de Ano. Para todos quantos estão atentos a esta Instituição podem verificar facilmente que alguns destas iniciativas não se realizavam há vários anos.
Com estas iniciativas para além de se realizar alguns proveitos financeiros, o mais importante é manter e reforçar o espírito de Família, que deve ter esta Instituição, independentemente das divergências pessoais que cada um tenha.
Neste capítulo pretendo manter e promover um espírito alegre e saudável com a realização de acontecimentos que possam servir de pretexto para o encontro da Família Bombeiros e a sua participação na sociedade em geral.

Escolas – Interagir com todas as escolas e todos os níveis de ensino do nosso concelho no sentido de divulgar a nossa intervenção em termos gerais, procurando sensibilizar os mais jovens para os vários tipos de prevenção que se tem de ter, em todas as situações em que os Bombeiros têm um papel fundamental.


Em conclusão, direi aos Marcoenses, que esta equipa se disponibiliza a trabalhar afincadamente com um espírito renovador, moderno e leal, tentando elevar mais alto o nome desta Instituição, que como sabeis é já uma referência Nacional e Internacional.

Um abraço,
A BEM DA HUMANIDADE,
Cláudio Ferreira